Novas videoaulas de PJe estão disponíveis no Portal do Conhecimento da CAA Vanguarda

O Portal do Conhecimento – a plataforma de ensino à distância oferecida gratuitamente pela Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais, com tutoriais, matérias e videoaulas sobre o Processo Judicial Eletrônico (PJe), do Programa Empreender Direito e de outras áreas do mundo jurídico – tem novidades neste início de 2017.

Estão disponíveis novas videoaulas de processo judicial eletrônico, gravadas no estúdio da TV OAB CAA MG, na sede da CAA Vanguarda. O advogado que quiser aproveitar o recesso forense para conhecer, tirar dúvidas e saber mais sobre o PJe, pode assistir aos vídeos, gravados pela coordenadora do Minas Digital, a advogada Camila Gomes, acessando o Portal do Conhecimento. O acesso pode ser feito diretamente pelo link, para o Portal, no próprio site da CAA/MG. 

Até o momento foram disponibilizadas quatro novas aulas:

Navegador PJE / CNJ
Neste vídeo, a coordenadora do Minas Digital, advogada Camila Gomes, explica como baixar e instalar o navegador PJe, disponibilizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O navegador é uma versão customizada do mozilla firefox, desenvolvida especificamente para uso do Processo Judicial eletrônico instalado nos tribunais de todo o país e no CNJ. O objetivo é tornar mais fácil a utilização do sistema pelo usuário, que não possui profundos conhecimentos em tecnologia da informação. Assista ao vídeo e aprenda, passo a passo, a fazer a instalação e a usar o navegador.
 
Mozila Firefox
Neste vídeo, de noções de informática para o PJe, a coordenadora do Minas Digital, advogada Camila Gomes, fala sobre o navegador Mozilla Firefox. Há instruções, com passo a passo, para a desinstalação de versões inadequadas, e para a instalação da versão correta, para o uso do PJe. Há, também, abordagem sobre quais as configurações e atualizações, que o navegador deve ter, para o correto funcionamento do Processo Judicial eletrônico.
 
Certificação Digital
O vídeo apresenta informações sobre a Instalação de programas necessários para o reconhecimento do token no computador. A coordenadora do Minas Digital, advogada Camila Gomes, também mostra, na prática, com é a entrada no utilitário de administração de token - para alterações de senhas PIN e PUK e verificação de validade.
 
JAVA
Java é uma linguagem de programação e plataforma computacional. Existem muitas aplicações e sites que não funcionarão, a menos que você tenha o Java instalado. O navegador do PJe é uma dessas aplicação. Neste vídeo, a coordenadora do Minas Digital explica como fazer a instalação e configuração de painel de controle para o uso do navegador do PJe. Camila Gomes dá, também, instruções sobre atualização do Java.
 
E em breve outras mais serão disponibilizadas.
 

O Portal do Conhecimento
 
A plataforma, que é parte do programa Minas Digital, apresenta um ambiente educacional, com acesso restrito e exclusivo aos advogados e estagiários de Minas Gerais. Com interface semelhante a uma rede social, o Portal permite a interatividade, troca de informações, participação em fóruns e criação de perfis.

O grande diferencial do Portal, segundo o presidente da CAA/MG, Sérgio Murilo Braga, é o conteúdo educacional. “A ferramenta é peça fundamental da terceira etapa do Minas Digital: a qualificação. Estamos garantindo mais esse benefício aos advogados e estagiários mineiros, que têm acesso exclusivo as informações do Portal do Conhecimento”, enfatizou.
 
No Portal do Conhecimento já foram disponibilizados diversos vídeos gravados pela TV OAB CAA MG. São tutoriais, videoaulas e pílulas informativas sobre o Processo Judicial Eletrônico e sobre Gestão de Escritórios, de um outro programa da CAA Vanguarda, o Empreender Direito.

Também estão no Portal dezenas de apostilas, cursos, manuais e tutoriais gráficos também sobre o PJe, além de outras capacitações e reportagens sobre diversos assuntos relacionados a área do Direito.

O espaço ainda possibilita a troca de experiências entre os advogados e a divulgação de informações relevantes sobre ações e eventos promovidos pela CAA/MG, tudo isso em ambiente 100% seguro e totalmente gratuito.

Se você ainda não acessou o Portal do Conhecimento, entre e aproveite mais este benefício da CAA. Para o primeiro acesso é necessário usar o seu número da OAB como usuário e o CPF como senha. Depois, vá ao campo do perfil para substituir a sua senha.

Tem dúvida para acessar o Portal do Conhecimento, que é mais uma iniciativa da CAA Vanguarda para qualificar e capacitar os advogados mineiros? Assista ao tutorial

 
CAA MINAS • Rua Albita, 260 • Cruzeiro • 30310-160 • Belo Horizonte • MG • 31 2125-6300