Diretor da CAA/MG atua em prol do atleta

O diretor da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais, e ex atleta dos clubes: Atlético Mineiro, Villa Nova e Renascença/MG, Vicente de Paula Pereira, é um dos responsáveis pela criação do sistema de Fundo de Assistência ao Atleta Profissional (FAAP).

Convidado para o I Congresso Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol, promovido pelo Ministério da Educação, em 1974, De Paula foi um dos congressistas de destaque. Participou ativa e indispensavelmente da elaboração da carta de reivindicações, entregue ao presidente  Ernesto Geisel, no ano seguinte, pelo então capitão da seleção brasileira, o atleta mineiro (representado por De Paula no Congresso), Piazza.

Dentre outras, as reivindicações, da regulamentação da profissão e a criação de um sistema de educação alternativa ao ex-atleta, para readaptação no mercado de trabalho, constavam no documento recebido por Geisel, que se comprometeu em fazer o possível para atender os pedidos.

Resultante da reunião foi criada a FAAP, gerida, atualmente, pelas AGAP’s, Associações de Garantia aos Atletas Profissionais, entidades sem fins lucrativos, destinadas à assistência do atleta em cada Estado.

De Paula foi um dos idealizadores das AGAP´s, atuando como fundador, presidente e atual vice-presidente, na pioneira AGAP/MG, com participação efetiva nos trabalhos e ações da Associação, inclusive na assistência jurídica.

 
CAA MINAS • Rua Albita, 260 • Cruzeiro • 30310-160 • Belo Horizonte • MG • 31 2125-6300